sábado, 29 de junho de 2013

Bomba! Dilma, em novo pronunciamento, decide cortar TODOS os gastos com PROPAGANDA ESTATAL FEDERAL. Pelo menos R$ 1,126 bilhão anual de economia. Conclama governadores e prefeitos a fazer o mesmo.

Pronunciamento da Presidenta da República Dilma Vana Rousseff .

Minhas amigas e meus amigos.

Venho aqui hoje interromper seu entretenimento noturno para anunciar mais um pacto.

Como vocês bem sabem, desde meu último pronunciamento e a reunião que tive com prefeitos e governadores, lancei alguns pactos: anticorrupção, por reforma política, responsabilidade fiscal, pela saúde, no transporte público, na educação pública.

Disse e repito: 
Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes. Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos poderes da república e instâncias federativas
Pois bem, precisamos continuar avançando e lanço agora o pacto da Propaganda Estatal Zero

Assim, o Governo Federal não gastará mais nenhum centavo com propaganda estatal. 

Ordenei à Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) que interrompa imediatamente anúncios sob nossa responsabilidade. 

Eventuais campanhas informativas nas áreas de saúde e segurança, por exemplo, serão usadas nossas concessões públicas - as TV e rádios. Euzinha virei aqui anunciá-las, se preciso for, interrompendo seu entretenimento noturno: Jornal Nacional ou a "novela-das-oito".  

Aproveitando o momento e gostaria de falar de Dengue - um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Você aí que está jogando playstation 4 enquanto sua Presidenta fala, sabia que até 80 % dos focos de dengue estão dentro de casa? Que de janeiro a abril deste ano o Brasil teve 204.650 casos da doença? Nem preciso dizer mais nada, né!?  

Também virei aqui para combater campanhas de desinformação, como já fiz em outros pronunciamentos em razão de distorção e manipulação  por certos jornalistas e veículos, como foi no caso do iminente "apagão energético" , redução da tarifa de energia elétrica, desoneração da cesta básica, e suposta tolerância do meu governo com a inflação.

Para que vocês tenham uma ideia da economia que faremos, de 2000 a 2012 foram gastos R$ 10,72 bilhões com propaganda em emissoras de TV, para veicular publicidade estatal federal – tanto da administração direta como indireta, conforme tabela no canto direito da telinha.

Clique na imagem  para ampliar os gastos

Somente a TV Globo recebeu R$ 5,9 bilhões 

Somente em 2012 foram gastos R$ 1,126 bilhão.

Todo esse valor será a partir de agora direcionado à saúde
PADILHA!! Pode chamar os 6.000 mil médicos cubanos que eu garanto!

Brasileiras e brasileiros, precisamos oxigenar nossos gastos. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno dos gastos da máquina estatal com propaganda
O foco será a elaboração do Pacto Nacional de Propaganda Governamental Zero

O objetivo do exemplo federal é que os estados e municípios possam conseguir receita para suprir as despesas com as recentes reduções dos preços das tarifas de transporte coletivo, sem que, de forma indireta, o dinheiro saia dos gastos sociais. 

Euzinha já fiz minha parte reduzindo os custos de toda a cadeia do transporte público, desde a fabricação de ônibus e vagões de metrô até os serviços de transporte, passando pela compra de combustíveis e outros insumos utilizados pelo setor. 

NÃO ESTÁ SABENDO!? LEIA NO BLOG DO PLANALTO!

Não se esqueçam de fazer aquele protestinho básico para que seu município faça auditorias nos contratos com as empresas de ônibus e instaure CPI se preciso for.  

FAÇAM O DIABO!, mas não podemos permitir que esse dinheiro acabe, indiretamente,  saindo da saúde, educação,  segurança ou refletindo na qualidade do transporte público.

Sobre os gastos de governos estaduais com propaganda, vejam vocês meu povo o que li na Veja e no Estadão de 31 de março de 2013 e causou-me espécie!

"Somados, os gastos com publicidade do governo paulista nesses dez anos somaram, portanto, R$ 2,44 bilhões. No período, o Estado foi governado por Geraldo Alckmin e José Serra, ambos do PSDB."
Parte deste valor tem ido para comprar 4.543.401 de exemplares de diferentes publicações de revistas da Editora Abril/FundaçãoVictor Civitacomo mostra o Diário Oficial do Estado de SP.

Lá na minha terra, Minas Gerais, onde também nasceu Aecinho, não fica muito atrás, segundo li no Novojornal:  
"Os últimos valores disponibilizados pelo TCMG somados aos gastos entre 2003 a 2010 totalizaram a gigantesca quantia de R$ 1, 508 bilhão, se somados ao gasto ainda não oficial de 2012, calculados em R$ 200 milhões, chega-se a R$ 1, 708 bilhões. Levando-se em conta que o governador Anastásia permanecerá no governo até 2014 e que não haja aumento nas despesas de publicidade, serão mais R$ 400 milhões, que totalizam R$ 2, 108 bilhões."
Pretendo vincular repasse de verbas federais aos municípios e estados, à sua adesão ao Plano.
ENTENDERAM OU QUER QUE EU DESENHE!? 

Convidarei também o senador Roberto Requião, que quando governador do Paraná extinguiu a publicidade oficial. 

Segundo Requião, ele cortou todos os gastos com propaganda oficial do Estado, que haviam sido — em valores corrigidos — de R$ 2,5 bilhões nos quatro anos do governo anterior, de Jaime Lerner.

AH!!!! TÔ BOLADA! ACABO DE TER UMA IDEIA! HELENA CHAGAS, VOCÊ ESTÁ DEMITIDA! PODE PASSAR NO RH! 


E convido REQUIÃO para ser meu novo Ministro da Comunicação Social, que também coordenará o PNPGZ - Pacto Nacional de Propaganda Governamental Zero

Certamente as emissoras de TV, como a Globo, por exemplo, que abocanhou cerca de R$ 500 milhões em 2012, encontrarão outras fontes de receita  no mercado privado de anunciantes, e assim continuar nos suprindo com sua programação de altíssimo nível, seja pelas novelas, minisséries, ou por seu jornalismo isento, imparcial e "sem nada a esconder".

A TV Record pode aumentar a participação dos fieis da igreja patrocinadora e o SBT que venda mais Telesena, e a Editora Abril mais assinaturas de Veja para consultórios médicos e dentários.  


As Famiglias Marinhos, E. Macedo, Sílvio Santos, Civitas tenho certeza que continuarão firmes na lista de bilionários da mídia brasileira da Forbes


Confio que seus empregados: atores, jornalistas e apresentadores, top de linha, continuarão com seus justos salários, em razão do trabalho que prestam à nação. Seja entretendo ou informando nosso povo de forma isenta, justa e imparcial, sem nada a esconder.

Brasileirinhas e brasileirinhos, vocês tem todo o direito de se manifestar "contra-tudo-o-que-aí-está", mas não se esqueçam das atribuições dos poderes Legislativo e Judiciário

Eu, Presidenta, do Poder Executivo, não posso, por exemplo, apressar o julgamento do mensalão mineiro, instaurar CPI, prender bicheiros, corruptos, corruptores, ex-senadores, sonegadores, cobrar impostos na marra e fazer o DIABO!  


Quanto a Copa do Mundo de 2014, farei O DIABO para que ela aconteça do jeito que foi planejada. Lembre-se dos impactos econômicos resultantes, que segundos estudos, podem chegar a R$ 183,2 bilhões, dos quais R$ 47,5 bilhões são diretos e R$ 135,7 bilhões indiretos. 


Beijo no coração e podem voltar para sua novelinha.

Boa noite e até o próximo pacto!  

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O operador apaga as luzes do estúdio. Dilma sai por uma porta lateral. Em que estará pensando ? 
As cenas e as palavras de Dilma são, obviamente, imaginárias. Mas a vontade de que palavras assim fossem ditas parece real. (*)

(*) Final inspirado no "pronunciamento" imaginário de Geneton Moraes Neto, portal G1

Causa-me Espécie!

3 comentários:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Bacana: o governo lançará programas sociais e ninguém saberá deles, pois não pode informada. Desse modo, não usufruirão dos programas e se fará uma grande economia também!
Parte da propaganda estatal é feita segundo ditames legais estritos, em veículos de grande circulação. Não há como fazer de outro modo em razão da norma legal que impõe a publicidade dos atos e o modo como a mesma deve ser feita. A distribuição preexistente de muitos veículos em mãos dos mesmos grupos é que acaba dando a idéia de que se dá alguma preferência a esses tubarões, que na realidade são donos de 80% de tudo. Se a concentração das verbas é menor que essa, é porque algo está sendo feito para tentar descentralizar. Muda a lei da publicidade dos atos administrativos. Consegue apoio da sociedade civil pra lei de meios que acabe com os oligopólios. Isso é difícil de fazer, mas necessário, ou ficaremos acusando falsamente o governo de apoiar esses meios, quando na realidade não tem opção. 80% de tudo (tv, rádio, grandes jornais e revistas) está nas mãos deles. Hoje também têm sites importanes de internet.

Unknown disse...

Maravilha,passarei a frequentar este espaço que não conhecia.

Anônimo disse...

Metade disto tudo aí já seria muito bom. Aplicar dinheiro na saúde e deixar as TVs se virarem para ganhar suas receitas...